COMUNICAÇÃO ASSERTIVA CONTRA OS FALATÓRIOS

A oratória assertiva, complementada pela comunicação não verbal, é a chave para transmitir mensagens de forma eficaz, estabelecendo uma conexão genuína e persuasiva com o público.

Um Dia Poesia: Falatório

A comunicação assertiva pode ser um importante recurso, uma ferramenta essencial contra os falatórios.

Porém, não é um dom inato, não nascemos com ele; é uma habilidade, uma competência, um valor a ser aprendido e apreendido, perseguido, conquistado, treinado e agregado cotidianamente em todas as ações pessoais, sociais e profissionais.

Nesses momentos de ações sociais, a comunicação assertiva passa a ser um importante diferencial competitivo necessário em qualquer tempo, principalmente no atual momento histórico, marcado por muitas informações disponíveis e pouco conhecimento, muitos falatórios e poucas reflexões críticas e produtivas, muita oratória e pouca escutatoria, muito diz-que-me-diz que pouca empatia e menos ainda de simpatia; muitas não-verdades disfarçadas de liberdade de expressão.

Comunicação assertiva é a principal competência desejada e esperada para  qualquer pessoa, mas, uma obrigação para profissionais que almejam a efeciencia, a competência e o sucesso.

A comunicação assertiva é uma forma de demonstrar nossa inteligência emocional, social e profissional.

Essas qualidades consistem em saber se relacionar com os diferentes perfis de pessoas, conquistando delas o respeito, a autoridade, a credibilidade e a confiança para convencê-las de forma consciente, voluntária, solidária e colaborativa, para aderir as suas ideias.

Atualmente, a comunicação assertiva é um sonho de consumo almejado por todas as pessoas que têm como premissa, o sucesso pessoal, social e profissional, mediante a capacidade de influenciar, convencer, persuadir ou argumentar e contra argumentar.

A comunicação assertiva é uma exigência em todas as atividades sociais e profissionais. Porém, destacamos aqui, algumas atividades em que a comunicação está na base dos negócios. Portanto, ela precisa ser tratada como um recurso estratégico paro o sucesso e viabilidade econômica do mesmo.

Nessa posição, destacamos os vendedores, atendentes, recepcionistas, consultores, palestrantes, advogados, médicos, psicólogos e terapeutas, coachs, professores, influenciadores sociais e digitais, políticos, MEIs, entre outras.

Para esses profissionais e negócios, a comunicação assertiva é um diferencial competitivo fundamental. Se você, sua empresa e negócio estão alinhados com essas atividades, o que você está fazendo para se estabelecer no mercado? Como está seu poder comunicacional? Que tal investir no seu maior patrimônio e desenvolver um importante diferencial comunicativo?

Cinco dicas importantes para uma comunicação assertiva

Deixamos aqui, cinco dicas importantes para iniciar seu processo de treinamento e desenvolvimento comunicacional.

1 – Domínio do conteúdo – ninguém comunica bem o que não conhece. Conhecer seus produtos, negócios, seus clientes e o mercado onde você atua é uma obrigação permanente. Agregue valor ao seu conhecimento todos os dias; seja uma pessoa atualizada e apaixonada por aprender.

2 – Aprenda a organizar, planejar e estruturar suas falas – todo o discurso precisa da regra: L+O=3CsLógica + Objetividade = Concisão, Coerência e Criatividade; para conquistar essa habilidade, é necessário aprender e treinar como planejar e estruturar seus discusos.

3) Conhecer e dominar os recursos da comunicação não verbal – seu corpo fala, e você precisa aprender e treinar os recursos e técnicas de análise não verbal. Para contribuir na transmissão adequada e assertiva de suas mensagem e para fazer a leitura corporal do seu interlocutor, para tornar a comunicação mais eficiente.

4) Conhecer e dominar sua dinâmica vocal – a sua voz é a materialização de suas emoções. O que você acredita, seus ideais e suas verdades são concretizadas através dos seus recursos vocais, tais como: volume, tom, articulação, dicção, entonação, ênfase, ritmo e projeção.

5) Desenvolva seu poder comunicacional – todas as pessoas são seres comunicativos, independente de sua área de atuação. Porém, para muitas, a comunicação assertiva é um grande desafio. O medo, a ansiedade, o nervosismo e a falta de preparo podem ser fatais para o desempenho pessoal e profissional.

O autoconhecimento é o caminho…

Aprender a origem dessas dificuldades e treinar o que você tem de melhor, contribuem para que sua performance seja eficiente e profissional.

Ninguém nasce um exímio comunicador, muito menos um comunicador assertivo. Esse processo se dá mediante estudos, treinamentos e, principalmente, desejo de fazer a diferença. Você também pode ganhar muito desenvolvendo suas habilidades e competências através de uma comunicação assertiva, eficiente e produtiva.

Em 37 anos de experiência, desenvolvemos vários recursos de treinamentos voltados para o desenvolvimento de pessoas no campo da comunicação assertiva, relacionamento interpessoal, treinamento de lideranças e oratória. Temos palestras, cursos, oficinas, atendimentos individuais e em grupos, presenciais e online. Entre em contato para maiores informações.

SIRLEY MACHADO MACIEL, Empresária, Presidente do Intrepeds – Instituto de Pesquisa, Treinamento e Desenvolvimento do ser, Mestre, Psicodramatista, Especialista em EAD, Master Coach, Analista Comportamental Pessoal e Profissional Internacional, pela Sólides e Profiler, Terapeuta Transgenerativa, Hipnose, Regressão, PNL e Terapeuta Familiar Sistêmica. Atualmente Cursando Pós-Graduação Neurociência e Aprendizagem. Autora de 7 livros.

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