A Filosofia…

Há Filosofia…

Ah! Filosofia…

Mas, afinal, o que é filosofia?!?

Você tem medo da Filosofia?

Por que algumas pessoas têm medo da Filosofia?

Dando continuidade à nossa série 365 Dias de Filosofias, nesse pequeno ensaio comecareemos a refletir sobre o que é filosofia, porque alguns filósofos afirmam que “precisamos de filosofia” e outros ainda que, uma vida sem reflexão não merece ser vivida.

Se você estudou Filosofia em algum momento da sua vida, provavelmente sua primeira aula foi com o professor ou professora explicando o significado da palavra filosofia e dizendo da sua origem grega.

Bom, se a sua introdução no Mundo de Sofia não teve essas credenciais, isso pode ser um bom sinal.

Realmente, a palavra filosofia tem origem grega. Porém, como ela é uma palavra composta de dois termos – filo + sofia – pelo menos esse último termo, tem raízes no Egito Antigo. Ela deriva da palavra seba.

A Filosofia não é somente grega…

Essa informação nos foi trazida pelo pesquisador estadunidense Molefi Kete Asante: “A origem de ‘Sophia’ está evidente na língua africana Mdu Ntr, a língua do antigo Egito, onde a palavra ‘Seba’, que significa ‘o sábio’, aparece pela primeira vez em 2052 a.C., no túmulo de Antef I, muito antes da existência da Grécia ou do grego. A palavra tornou-se ‘Sebo’, em copta, e ‘Sophia’, em grego”.[1]

Da mesma forma, se a palavra filosofia não é somente grega, a origem também da Filosofia não é somente grega. Ela surgiu pelo menos em quatro lugares e tempos diferentes, inclusive sem a possibilidade de contatos entre viajantes pelo em um dos lugares: a América Central.

Os primeiros registros históricos de um pensar filosófico encontramos no Egito Antigo, por volta do século XXI a. C., segundo nos informa ainda Asante.

A Filosofia é também oriental…

Da mesma forma, na China Antiga, por volta dos séculos VIII e VI a. C. também já temos registros de pensamentos filosóficos conforme obra de Karyn L. Lai: Introducao A Filosofia Chinesa. Da mesma forma na Índia estima-se que, por volta do século VI a. C. também já havia pensamento filosófico sendo produzido.

A Filosofia também é nahuatle…

Mas, talvez, o registro histórico mais impressionante seja o aparecimento do pensar filosófico entre os povos nahuatles bem antes da chegada dos espanhóis conforme os estudos realizados por Miguel León-Portilla.

Entre os nahuatles havia o tlamatinin que, segundo as traduções significa “aquele que sabe alguma coisa”. E, porque sabe alguma coisa, a partir das suas investigações, ensina a quem queira aprender.

Pois é, depois dessas informações, você ainda acredita que a filosofia é uma invenção somente grega e de produção exclusivamente grega-romana-europeia?!?

A Filosofia é humana…

Como afirma Shakespeare em Hamlet: “Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia”.

Agora, se você quiser aprofundar um pouco mais sobre esses problemas, indicamos algumas obras que podem ajudar nesses estudos.

Filosofia Latino-Americana e Brasileira

La filosofía náhuatl estudiada en sus fuentes

Historia del pensamiento filosófico latinoamericano

No próximo artigo, iremos refletir sobre a filosofia a partir da pensadora Agnes Heller.


[1] Molefi Kete Asante. Origem Africana da Filosofia: mito ou realidade? Disponível em https://filosofia-africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/asante_-_origem_filosofia_africana.pdf.

Créditos: A charge que ilustra o início desse artigo é uma releitura de dois ex-alunos – Robert e Lucas – do Colégio Arnaldo Busato, onde trabalhei por mais de duas décadas e desenvolvi um projeto de estudo de filosofia e música.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
INTREPEDS
Olá!
Podemos Ajudar?