Basta! Não é não.

Chega de silêncio e de conivência com estupro e estupradores.

Mafalda - Basta!

Em 2023, a campanha #RespeitaAsMina foi ressignificada e contribuiu de maneira decisiva para anular a contratação de um técnico de futebol condenado por estupro, por parte de um grande clube brasileiro[1].

Porém, seja das entidades representativas do futebol, seja por parte dos grandes clubes, não houve nenhuma manifestação oficial. Alguns atletas se arriscaram comentar, cobrando uma postura diferente por parte dos atletas.

Apenas as torcidas organizadas e, mesmo assim, não todas, têm se manifestado, principalmente em relação à prisão para cumprimento de pena de um dos casos de estupro.

Já passou da hora de dar um basta nesse comportamento machista e patriarcal. Essa cultura é tóxica tem feito muitas vítimas.

Como homem, esposo e pai de um menino nunca compactuei e nem fui conivente com esse tipo de prática abjeta.

Como cidadão e professor da Educação Básica e do Ensino Superior, sempre que o conteúdo, a aula ou a turma permitiam, trouxe essa discussão para reflexão e continuarei a fazê-lo sempre que for possível e necessário.

Nós homens precisamos olhar para as mulheres – esposas, namoradas, filhas, sobrinhas, colegas de trabalho ou não, funcionárias, alunas etc. – com respeito e dignidade, e não como objetos que deveriam estar a nosso serviço.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em publicação de dezembro de 2023, a cada 8 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. Assim, são 7,5 mulheres estupradas por hora; 180 por dia e cerca de 65.700 por ano.

Até quando?!?

De quantos “daniéis” e “robinhos” condenados ainda precisaremos para que as mulheres, meninas ou adultas, sejam respeitadas e não violadas em seus corpos?!?

Faça você também a sua parte. Discuta e denuncie qualquer forma de violência contra as mulheres. Você pode utilizar os canais Disque 100 e Disque 180 para realizar a denúncia de forma anônima e segura.

Por fim, um recado aos pais e mães: se seu filho ou filha tem alguma dessas pessoas como heróis, é hora de rever alguns conceitos, valores e crenças…

[1] Sobre esse caso em particular, em dezembro de 2023, a pena foi anulada e o processo extinto em razão dele estar prescrito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
INTREPEDS
Olá!
Podemos Ajudar?