VOCÊ FALA TUDO O QUE PENSA?

Os limites, desafios e adequação de uma comunicação assertiva.

Quando estar certo e dizer o que pensa não significa ter razão.

Você fala tudo o que pensa? Cuidado! Você pode estar infringindo importantes regras de convivência, assertividade e de educação.

No dia a dia, é muito comum as pessoas enfrentarem problemas que geram dúvidas cruciais sobre a assertividade da sua comunicação e oratória.

Exemplos: Quando falar o que desejamos? Como falar para não magoar as pessoas? Como ser compreendido e não criar conflitos e problemas desnecessários? Por que a comunicação ainda é tão desafiadora para a maioria das pessoas?

Vivemos em plena era da comunicação e da informação, e nunca essas dúvidas estiveram tão presentes. Os grandes problemas com a comunicação atualmente, passam por desafios antigos da humanidade: a sua comunicação e as suas relações interpessoais cada vez mais degradadas e mais complexas.

No século passado, o velho Guerreiro Chacrinha já dizia: “Quem não se comunica, se trumbica”. Atualmente, as pessoas estão comunicando mais, porém, continuam se trumbicando.

O fato de as pessoas hoje terem mais acessos às informações, aos aparatos tecnológicos de comunicação, “dizerem o que pensam”, “falarem tudo na lata”, não tornou a comunicação mais eficiente, pois, continuam errando, sendo mal entendidos e, consequentemente,  sendo mal sucedidos na vida pessoal, social e profissional.

Ok! Mas, que cuidados deveremos tomar quando formos falar alguma coisa?!?

Seguem 4 dicas preciosas oriundas de estudos, pesquisas e muitas horas de prática no atendimento através de cursos, palestras, atendimentos em várias áreas.

Dicas de como dizer tudo que pensa, mas com assertividade, respeito e empatia:

  • Fale tudo que você deseja para a Pessoa Certa, na Hora Certa, no Contexto Certo e de Forma Correta.
    • Muitos problemas de comunicação seriam amenizados ou evitados se levássemos essa regra em consideração nos momentos de fala. Exemplo: eu tenho algo para falar para a pessoa A, mas falo para a pessoa B. Você acabou de fomentar uma fofoca ou maledicência.
    • Você poderá ser julgado por isso. Pois, se a informação diz respeito a A, B não tem nada a ver com isso. Às vezes, estamos muito ansiosos para falar, não escolhemos direito a hora, nem o lugar, nem o momento e a pessoa. Só explodimos, vociferamos pensando só em nossas vontades, desejos ou necessidades.
    • E, por fim, é muito comum as pessoas terem razão e perdê-la pela forma como se expressaram ou falaram.
    • Outra situação muito comum é ver pessoas “dando de dedo no outro”, gritando, usando de sarcasmos, mentindo ou se vitimizando. E você perdendo a razão em detrimento das suas emoções.
  • Desenvolva e pratique esses 3 “As”: Autoconhecimento, Autodesenvolvimento e Autofeedback.
    • Esses 3 “As” são fundamentais para o seu treinamento em comunicação humana. Tenha em mente que a sua comunicação é parte do seu comportamento e que, seu comportamento, é o principal gerador da sua comunicação.
    • Portanto, você não é só o que você pensa ser, mas sim, você é o que pensa ser, o que você transmite e externaliza para o outro ou outros.
    • Seu comportamento tem o poder de comunicar quem você é, de gerar uma marca, positiva ou negativa de você para o mundo e para as pessoas.
    • Mesmos que suas intensões sejam positivas, se o seu comportamento ou suas ações são negativas, para o outro, o que marca é seu comportamento e suas ações.
    • Até porque, você sabe: de boas intensões o inferno está cheio, não é mesmo!?! Expresse suas intensões de forma coerente, clara, objetiva e concisa, mantenha o auto feedback permanente para ajustar suas necessidades e avaliar os pontos positivos e negativos de seu comportamento e de sua comunicação.
  • Aprenda e Pratique a Comunicação Assertiva e a Oratória Assertiva:
    • Consistem em um conjunto de teoria e prática que visam desenvolver capacidades, habilidades e competências de relacionamentos pessoais e interpessoais, demonstrando, de forma eficiente, uma inteligência emocional e social.
    • É onde a comunicação e a oratória, são concebidas como importantes aliadas na transmissão de ideias, informações claras, concisas e que visem o respeito mútuo, a solidariedade e a colaboração entre os envolvidos.
    • A comunicação assertiva e a oratória assertiva contribuem para a adequação do comportamento, visando alcançar seus objetivos pessoais ou interpessoais.
  • Treine e desenvolva sua comunicação não verbal, sua voz e seu conhecimento.
    • Seu poder de influenciar os outros passa 55% pela comunicação não verbal, que são os gestos, as expressões faciais, as micro expressões, as posturas e as movimentações.
    • Podem estar no nível do consciente, quando você treina, pratica conscientemente ou, na sua maioria, estão no nível do inconsciente; são os tiques, os cacoetes que você nem sabe que tem, mas o outro ou os outros sabem.
    • A voz influencia 38%; cuidado com seu tom de voz; falar baixo demais é problema, pois passa desmotivação, preguiça e se torna incompreensiva, mas, falar alto demais também é, pois, transmite agressividade e passa uma comunicação violenta.
    • O correto é conhecer a sua voz, desenvolver a adequação vocal, beneficiando-se dos seus pontos positivos e treinando os negativos.
    • E, 7% de sua capacidade de influência, está no seu conhecimento, nos argumentos e na organização e estrutura do seu raciocínio. Estude, leia, informe-se sobre tudo um pouco.
    • Você não precisa ser um expert em tudo, mas, deve ser uma pessoa bem informada para poder participar e dar sua opinião com consciência, coerência, assertividade e responsabilidade. Isso é ser inteligente e demonstrar inteligência.
    • Com essas técnicas, dicas e orientações, você pode desenvolver o seu poder comunicacional e poderá enfrentar esse grande desafio da humanidade: a comunicação eficiente e assertiva.

Sou Sirley Machado Maciel, Mestre, Psicodramatista, Analista Comportamental, Master Coach, Terapeuta, Professora de Oratória, Palestrante, Escritora e Presidente do Intrepeds – Instituto de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento do Ser. Estamos esperando por você.

CONTATOS:

Site: www.intrepeds.com.br

Faceboock: Sirley Machado Maciel Intrepeds

E-mail: sirleym.maciel@gmail.com Telefones: (41) 99996-7063 – 99278-4823

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
INTREPEDS
Olá!
Podemos Ajudar?